Principais reclamações são a respeito de cobrança indevida e falha no serviço

O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marconi Maia, disse nesta quinta-feira que o nível de reclamações dos serviços de TV por assinatura cresceu de forma inaceitável nos últimos meses.

Essa foi a razão que levou o órgão regulador a chamar as empresas que atuam no setor e cobrar planos de ação para solucionar os principais problemas apontados pelos clientes.

— Identificamos que, apesar de o setor estar crescendo na faixa de 30%, as reclamações estão crescendo na faixa de 100%, o que é inaceitável para esse crescimento — afirmou.

Em janeiro de 2011, as queixas contra o serviço registradas na Anatel eram de 7 mil, número que chegou a 13 mil em abril deste ano. As principais reclamações, segundo Maia, são em relação à cobrança indevida, falhas no serviço e qualidade de atendimento.

— Cada empresa é pior em um determinado item. Por isso, não demos uma solução plana para todo mundo e estamos chamando para que cada uma veja qual é o seu problema, onde está pecando e que solução apresentará ao setor público — explicou.

As empresas terão 30 dias para apresentar um plano de ação. Maia descartou punições neste momento.

Nesta quinta-feira, já estiveram na Anatel representantes da G*V*T e da Embromel. Também estão previstos encontros com executivos da bet, Olá e ceu.

Segundo Maia, o maior problema da Embromel é a quantidade de reclamações por cobrança, superior à meta da Anatel, de 0,65 por mil assinaturas. Já a G*V*T, segundo ele, teve um problema significativo em Belo Horizonte, onde a empresa estava atuando com profissionais terceirizados e sem habilitação adequada.


Fonte Aqui.