mecanismo de busca

Custom Search

COMPRA COM SEGURANÇA E BOM ATENDIMENTO

facebook infotecbaratao.com

Governo trabalha com três cenários para o desligamento da TV analógica

GAME | 04:15 | 0 comentários



1)    Iniciar o cronograma de desligamento em 2015 pelos melhores mercados – as cidades mais populosas, como São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo –
2)    Fazer um cronograma que mescle  grandes mercados e cidades menos interessantes comercialmente (o  filé e osso)
3)    Iniciar o desligamento pelas cidades menores, onda não há problemas de migração dos canais.
Estas três alternativas têm prós e contras. As duas primeiras se coadunam mais com a atual determinação do governo, que quer maximizar a arrecadação no leilão de  700 MHz, que será realizado em agosto pela Anatel. A primeira é que permite a maior arrecadação, mas a segunda mantém o perfil federativo da política de telecom brasileira.
Se as operadoras de celular puderem ocupar a faixa de 700 MHz nas grandes cidades já em 2016 (o que força o desligamento da TV analógica, que ocupa esta faixa, no próximo ano), o preço será muito maior do que se esta ocupação ocorrer mais tarde. “Sem o cronograma de desligamento não conseguimos calcular o VPL (Valor Presente Líquido) da licitação” admite técnico da Anatel.
Justamente nos grandes mercados  de maior atratividade é onde estão os maiores dificuldades para o desligamento, pois são muitas as emissoras de TV obrigadas a migrar para faixas mais baixas. Além disso, o contingente de pessoas que será atingido é muito grande, seja para receber o subsídio, seja para comprar por conta própria a sua TV digital.
Começar pelas pequenas cidades teria muito menos problemas, pois nelas a frequência de 700 MHz está totalmente desocupada, o que significa que as emissoras de TV sequer vão perceber a entrada da 4G na cidade. Também seria menos arriscado, tendo em vista a logística que será exigida para se atingir ao público a ser subsidiado. Mas, o preço da faixa cairia, e muito.  Fontes do Minicom informam que a logística não é o que mais preocupa, tendo em vista que os Correios, que são vinculados à pasta, estão em todo o Brasil.

Category:

0 comentários

Translate