mecanismo de busca

Custom Search

COMPRA COM SEGURANÇA E BOM ATENDIMENTO

facebook infotecbaratao.com

Como Fazer a Atualização de Firmware & Recovery no Azbox HD

GAME | 02:40 | 0 comentários

Como Fazer a Atualização de Firmware & Recovery no Azbox HD

Inserção da Bios Via Mando a Distância (Internet)

Para iniciarmos o processo de atualização, deveremos configurar a n3t, e a esta altura se o cabo de rede está conectado ao Azbox HD já devem ter observado aliviados que o mesmo detectou a rede local, se isto isto não tenha acontecido basta seguir até o Menu Iniciar/Internet, e se tiver usando um roteador, clicar em IP dinâmico (DHCP) e Cabo, logo após clicar em configurar (Config) e o decodificador fará automaticamente a configuração.

Se desejarem, poderão configurá-lo como IP estático bastando para tanto ter acedido aos valores de seu IP e copiar os mesmos para o seu decodificador, tomando o cuidado de na opção denominada IP, em seu quarto campo, mudar o ultimo digito para não ficar igual ao IP de seu PC, e como conseqüência disto entrar em conflito e indisponibilizar a rede para os dois.

Caso não tenham conhecimento sobre seus dados de rede, basta em seu computador entrar na Prompt de comando do DOS, para tanto vá a Menu Iniciar (Menu Iniciar) / Todos os Programas (All Programs) / Acessórios (Acesories) / Prompt de comando (Commando Prompt) e então analisar os dados postados nos campos de interesse e copiar-los para o Azbox HD.

Depois de findada esta etapa selecione a opção n3t no menu iniciar corresponde à atualização de software e escolha o que mais lhe agradar (eu estou usando atualmente a versão 0.9.4219), e é só clicar no controle remoto na tecla central (OK), clicar no firmware desejado e você vera uma tela como esta:



Deixamos que o download termine e o processo segue adiante totalmente automatizado, bastando apenas que se mantenha ligado o decodificador e permitir que se realizem as quatro etapas de atualização, como exemplifica a imagem abaixo:



Após a terceira etapa, o decodificador irá re-iniciar e o processo estará concluído. É muito importante não desligar o Azbox durante a atualização.


Inserção da Bios Via USB (Pen Drive)

Caso a Internet não esteja disponível para o seu Azbox HD, pode-se baixar o firmware desejado de uma URL específica e inserir o mesmo em um Pen Drive para posterior atualização.

O Pen Drive deve ser previamente formatado em FAT32, alocando o mesmo em seu diretório raiz de forma isolada e única, sendo que o firmware deve estar descompactado e no formato Patch.bin .
Após inserir corretamente o firmware no Pen Drive e colocar o mesmo na tomada USB do Azbox HD, o processo segue praticamente igual ao realizado pelo Internet.

A partir de o Menu Iniciar, seleciona-se Sistema e dentro dele troca-se a opção de atualizar o firmware de Internet para USB, para em seguida clicar com o botão "OK".

Deste ponto em diante segue tudo igual, aparecem os firmwares disponíveis, seleciona-se o desejado e o restante é automático. Apenas não retire o Pen Drive durante a atualização e permita que ele re-inicie e finalize a instalação.


Recovery Via USB (Pen Drive)

A melhor solução para o recovery do Azbox HD seria formatação da área de trabalho a partir do própio firmware dele e sua posterior atualização. Em termos de firmware eu sugiro a versão 2371, que é a oficial que melhor se ajustou por eleição da maioria dos usuários, mas a versão 3501 promete muito tambem. Peço que os que estejam com o decoder em condições não façam este procedimento, pois após ele, o Azbox HD estaria simplesmente vazio, livre de qualquer conteudo, seja plugins, canais, menus....

O primeiro passo seria dar o boot pelo firmware desejado e formatar a área de trabalho para não deixar nenhum rastro de firmwares anteriores (apesar de poder fazer o recovery sem a formatação), e o segundo logicamente seria a instalação do firmware desejado. Julgo conveniente citar que o boot para formatação da área de trabalho pode ser feito perfeitamente a partir do firmware desejado, podendo então fazer a atualização posterior sem a necessidade de resetar o aparelho, efetuando-se o procedimento em apenas um boot.

Este procedimento deve ser utilizado apenas em caso de não ser possível aceder ao menu ou de não ser capaz de realizar procedimentos específicos quando já esgotados todos os demais recursos, e devem ser realizados seguindo as etapas abaixos:

1) Baixar um novo firmware. (Formato do software deverá ser patch.bin), para quem não tenha nenhum firmware, aqui segue o 2371, basta clicar no nome: Firmware 0.9.2371

2) Copie o arquivo de firmware para o seu stick de memória USB. O Pen Drive deverá estar formatado previamente no formato FAT32, e se o boot não funcionar mesmo seguindo a risca os procedimentos, formate novamente o Pen Drive ;

3) Insira o stick de memória USB na porta USB 1 do receptor digital;

4) Desligar e ligar o receptor com a pen USB inserida, se o boot a partir do Pen Drive não acontecer, mantenha pressionado o botão de ligar (Power) por 4 segundos até aparecer a mensagem Reboot no display do decoder;

5) Espere por as instruções conforme demonstrado na figura abaixo, se você não pode ver nada na tela TV
use as portas RCA ou SCART e não a HDMI:



6) Se tudo estiver OK o receptor irá mostrar uma tela verde onde podera aceder a várias opções, entre elas atualizar via USB ou formatar a área de trabalho (Format Aplication Area).

7) Selecione a opção 4 (Format Aplication Area) então uma tela como esta aparecera:



Se tudo der certo uma tela como esta aparecera:



8) Como o postado na tela sugere, aperte na tecla Exit para retornar a tela anterior e escolher entre a opção 5 (Boot With Out Update) para sair e re-iniciar sem atualizar (nada funcionará pois o deco está sem o Sistema Operacional) mas ao menos terá certeza que tudo está bem, pois quando fizer o boot pelo PenDrive Novamente, o Azbox irá informar quando você for atualizar que não há nenhum patch (Unknown), e se voce não re-iniciar ele erroneamente mostrará que tem o firmware antigo.

9) Se escolheu a opção 5 ou foi direto a opção 1 tanto faz, pois o que se deve fazer agora é atualizar o sistema, e nestas condições a unica alternativa possivel é mediante a opção 1. Seleciona-se a mesma e a seguinte tela será mostrada:



Passados alguns momentos outra tela mais descritiva dos Patchs presentes no Azbox HD e PenDrive será apresentada :



10) Para seguir adiante e atualizar o Firmware bastará apertar a tecla OK, e quando fizer isto, uma tela para cada uma das quatro partes do processo de atualização serão mostradas, começando com a checagem do sistema:



A segunda corresponde a leitura do Patch via loader automático:



A terceira é referente a aplicação dos dados referentes ao Patch:



E a quarta e ultima etapa inicia e termina com um reboot e posterior apresentação do conhecido logo Azbox procedido do Menu do Sistema, visto que não há nenhum canal armazenado no decodificador.

OBS I: Se não conseguir ir para o menu de boot (passo 5), ou se sua caixa continua a reiniciar sempre sem parar, quando ele reiniciar e no momento em que mostrar a mensagem "Checking..." carregue varias vezes OK até conseguir aceder ao menu.

OBS II: Nunca efectue a presente operação com um disco ntfs ligado ao receptor. Sob hipótese alguma desligue ou reinicie o receptor durante o processo de actualização!

OBS III: A sua pen ou disco USB deve ser formatado no sistema de arquivos FAT32. Caso contrário, o receptor digital não pode reconhecer o dispositivo. Além disso, o receptor digital só pode reconhecer arquivos e diretórios que são nomeados com apenas letras e numeros. Se existe um ficheiro ou pasta com outras letras, o receptor digital não consegue reconhecer não só ele, mas também os arquivos e pastas subsequentes.

Solução rápida para problemas comuns em Azbox Hd!

90% dos problemas apresentados nos az hd podem ser resolvidos com um recovery completo! para isto devemos ter em mãos:
1ºUm pendrive de boa qualidade previamente formatado em fat32
2ºO firmware 0.9.2371 para receptores utilizados em satelite, ou 0.9.2372 para receptores utilizados em cabo
3ºUm firmware recente como por exemplo o 0.9.4785 ou 0.9.4931:

Firmware 0.9.2371: http://www.4shared.com/file/R5jYULOy/az ... patch.html
Firmware 0.9.2372: http://www.4shared.com/file/oOWb3xu6/az ... patch.html
Firmware 0.9.4785: http://www.4shared.com/file/7xcqZKfj/az ... patch.html
Firmware 0.9.4931: http://www.4shared.com/file/pdp1hPln/az ... patch.html

Quando formatamos área os canais e plugins são apagados, por isso para ganhar tempo é bom fazermos um backup de canais e plugins para posteriormente restaura-los de volta ao az hd, para fazer o backup siga os procedimentos:
1º Coloque o pendrive no az hd
2º No menu de configuração de sistema selecione a última opção backup/restore
3º Com as setas direita ou esquerda selecione: "all ou todos" e pressione a tecla vermelha "para salvar o backup" e OK para confirmar

Para fazer recovery completo siga os procedimentos com atenção aos detalhes:
1º Coloque o firmware 0.9.2371 ou 2372 na raiz do pendrive
2º Renomei o firmware 0.9.2371 ou 2372 com apenas a palavra: patch
3º Coloque o pendrive no az hd e reinicie o mesmo
4º Aparecerá um menu com varias opções
5º Selecione format área e tecle OK
6º Terminada a formatação, tecle exit "para voltar ao menu"
7º Selecione usb "para instalar o firmware"
8º Aparece mensagem perguntando se quer instalar novo firmware 2371 ou 2372: tecle OK
9º Terminada a instalação o az reinicia e aparece novamente o menu
10º Selecione a última opção "boot normal"
11º Retire o pendrive do az apague o firmware 0.9.2371 ou 2372
12º Coloque o novo 0.9.4785 ou outro mais atual e renomei com apenas a palavra: patch
13º Repita os mesmos procedimentos feitos com o firmware 0.9.2371 ou 2372
14º Terminada a formatação e instalação do 4785 ou outro mais atual o az hd estará zerado e limpo, precisando de configura-lo, programar os canais e instalar os plugins, ou então restaurar o backup feito anteriormente

Para restaurar o backup de canais e plugins siga os procedimentos:
1º Coloque o pendrive no az hd
2º No menu de configuração de sistema selecione a última opção backup/restore
3º Com as setas direita ou esquerda selecione: "all ou todos" e pressione a tecla azul "para restaurar o backup" e OK para confirmar
4º Pronto agora é só reiniciar o az hd e desfrutar das belas flores :!:

Category:

0 comentários

Translate