Após anos de tentativas, finalmente o sistema de criptografia Nagra3 foi quebrado. O anúncio foi feito hoje, pelos hackers russos que alcançaram tal feito (fonte aqui: http://www.cnn.com/russian_hackers_break_nagra3.html). No entanto, seguem os estudos para a quebra do Nagra4, sem previsão.

Com isso, o sistema com 2 antenas ou via internet deixa de ter tanta importância e os novos decos deverão se concentrar em emular este sistema quebrado. Isso resulta em novos problemas:

- O hardware necessário para isso deverá ser externo. Atualmente é necessário um PC quad core 3.0 com 4gb de ram. No entanto, a indústria deverá lançar "mini-pcs" e futuramente aparelhos parecidos com dongles, com o mesmo poder de processamento e bem mais baratos.

- Será necessária uma via de comunicação entre o pc e o deco, por rede local. Então, decos sem saída rj-45 estão fora. Nesse caso pode ser usado um adaptador usb x rj-45.


Obviamente que os decos deverão ter suporte a este adaptador. Então, decos abandonados pelos respectivos teams também estão fora.

- Ainda será necessário uma pré-chave para descriptografar. Esta chave é mudada a cada 30 dias e não deverá representar problema pois os fabricantes disponibilizarão na internet, sem custos.

Então é isso! Até que todos os sistemas em Nagra3 sejam trocados para Nagra4 ou outro, teremos a "barbada" de usar somente uma antena, como nossos amigos latinos.

Em tempo: A primeira pré-chave de criptografia se encontra aqui, para quem quiser saber como funciona. É interessante ver o sistema utilizado para a quebra: Chave 1024 bits